Results for 'Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória'

990 found
Order:
  1. Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society.Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Bruno Perozzi da Silveira, Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Juliana Carla Fleiria Pimenta & Juliana Rossi Duci - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):164-178.
    O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educação autorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Etica, estética e cotidiano: a cultura como possibilidade de individuação.Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória - 1994 - Piracicaba, SP: Editora UNIMEP.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Teoria crítica, formação cultural e educação.Adilson Cristiano Habowski & Elaine Conte - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Resenha da obra: ZUIN, Antônio Álvaro Soares; COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da; GOMES, Luiz Roberto; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco (org.). Teoria crítica, formação cultural e educação: homenagem a Bruno Pucci. Piracicaba: Editora Unimep, 2018. 396p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Escólios Esparsos Ao Essai Sur L’Origine Des Langues de Rousseau.Luiz Antônio Lindo - 2024 - Dissertatio 58:61-92.
    O Essai sur l’Origine des Langues integra o conjunto das reflexões de Rousseau destinadas ainfluenciar a intelligentsia moderna, num campo, o da especulação sobre a linguagem, que cada vezmais passou a interessar os que, como ele, se empenhavam em produzir uma reforma do conteúdo dossaberes com vistas a estabelecer os princípios norteadores duma pretendida renovação das artes e dasciências. Os tópicos tratados aqui dizem respeito a temas considerados ao mesmo tempocontemporâneos ao autor e, supõe-se, aos leitores atuais da obra. Para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Ataraxía e investigação em Sexto Empírico.Luiz Antonio Alves Eva - 2020 - Discurso 50 (2):295-320.
    Neste artigo examino a noção de ataraxía tal como presente no ceticismo pirrônico de Sexto Empírico. Meu propósito é mostrar que, a despeito de conservar aspectos que parecem estar a ela associados desde a filosofia de Pirro, o sentido da noção de ataraxía muda substancialmente e passa a possuir, ao menos nas Hipotiposes, um aspecto fundamental de ordem “intelectual” associado à supressão de um tipo específico de perturbação filosófica. Pretendo igualmente mostrar que tal peculiaridade permitiria compreender como ele se relacionaria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Filosofia e Historia Natural em Bacon.Luiz Antonio Alves Eva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Este artigo examina a concepção de História Natural de Francis Bacon a partir de sua relação com literatura cética discutida no século XVI. Mais exatamente, procura mostrar que essa obra representa uma radicalização de uma tendência naturalista presente no tratamento cético da noção de “milagre”, tal como reconhecível no De Divinatione, de Cícero, e nos Ensaios de Montaigne, dentre outras obras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    O pensamento social no Brasil: estilos, idiomas.Luiz Antonio de Castro Santos - 2017 - Rio de Janeiro: EdUERJ.
    Esta obra traz ao leitor ensaios publicados ao longo de algumas décadas, alinhados a tradição brasileira de 'pensamento social'. Entre os vários intelectuais e pensadores analisados por Castro Santos, a obra de Gilberto Freyre, um dos maiores nomes de nosso tempo, mereceu atenção especial. Além do escritor pernambucano, todos os demais autores tratados neste livro revelam uma preocupação com o Brasil, uma intenção de 'reinventar' um país, gerar uma nação, criar metáforas de transformação social, converter idiomas e, regionalismos a uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    A Vaidade de Montaigne.Luiz Antonio De Montaigne - 1994 - Discurso 23:25-52.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Loparic, Almeida E chagas: Sobre O factum da razão.Luiz Antonio Pereira - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):827-847.
    RESUMO Na "Kritik der praktischen Vernunft", os conceitos do factum da razão e do sentimento de respeito pela lei moral geram grandes divergências interpretativas. O presente artigo tem como objetivo apresentar as interpretações de Zeljko Loparic, Guido Antônio de Almeida e Flávia Carvalho Chagas. ABSTRACT In "Kritik der praktischen Vernunft", the concepts of factum of reason and of feeling of respect for the moral law generate great interpretative divergences. This paper aims to present the interpretations of Zeljko Loparic, Guido Antônio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  37
    A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral.Luiz Antônio Pinheiro - 2008 - Horizonte 7 (13):115-126.
    Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Evangelizar no espírito de Jesus: a dimensão querigmática da evangelização.Luiz Antônio Pinheiro - 2007 - Horizonte 5 (10):171-181.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Teoria do direito e sociologia do conhecimento.Machado Neto & Antonio Luiz - 1965 - [Rio de Janeiro]: T[empo] B[rasileiro].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  26
    A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.Luiz Antônio de Araújo - 2015 - Horizonte 13 (40):2311-2312.
    Resumo de dissertação: ARAÚJO, Luiz Antônio de. A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  42
    A Vaidade de Montaigne.Luiz Antonio de Montaigne - 1994 - Discurso 23:25-52.
    Problematizando a confissão de Montaigne sobre a vaidade que encontra em si mesmo, na Apologia de Raymond Sebond, tentamos defender a hipótese de estarmos diante de uma estratégia retórica, possivelmente destinada a ocultar posição cética do autor perante os costumes religiosos.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    An ontology of suspicious software behavior.André Grégio, Rodrigo Bonacin, Antonio Carlos de Marchi, Olga Fernanda Nabuco & Paulo Lício de Geus - 2016 - Applied ontology 11 (1):29-49.
  16.  5
    Palavras Mágicas.Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka & Antonio Álvaro Soares Zuin - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):199-229.
    Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Circulação de saberes entre instituições: um caminho para decolonização da didática da Matemática.Domingos Arcanjo Antonio Nhampinga & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):167-201.
    O presente artigo insere-se no quadro da Didática da Matemática, alicerçando na Teoria Antropológica do didático, uma teoria que tem o objeto de saber como seu foco, analisando-o a nível epistemológico e institucional e tem entre os seus elementos primitivos de analise, a abordagem ecologia, praxeológica e a noção de relação ao objeto. É sobre a relação ao objeto que o artigo concentra a sua discussão, a nível teórico, objetivando mostrar como a DM pode contribuir para um debate sobre a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  19
    Neuerscheinungen zu Nietzsches letzten Werken.Jorge Luiz Viesenteiner & Antonio Edmilson Paschoal - 2016 - Nietzsche Studien 45 (1):261-267.
    Name der Zeitschrift: Nietzsche-Studien Jahrgang: 45 Heft: 1 Seiten: 261-267.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  29
    O enigma do mal no pensamento de Emmanuel Lévinas.Márcio Antônio de Paiva & Luiz Fernando Pires Dias - 2012 - Filosofia Unisinos 13 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A perfeição humana na perspectiva católica de D. João Becker no período de 1912 a 1946.Cláudia Regina Costa Pacheco, Elomar Antônio Calegaro Tambara & Jorge Luiz da Cunha - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  40
    Deus: além do nome, além da significação (God: beyond the name, beyond the meaning) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p47. [REVIEW]Márcio Antônio de Paiva & Luiz Fernando Pires Dias - 2010 - Horizonte 8 (16):47-61.
    A história do pensamento ocidental, desde seus primórdios na Grécia Antiga até os tempos atuais, é transpassada pela questão de Deus, que mantém a sua relevância mesmo no contexto pós-metafísico no qual estamos inseridos. A busca pelo significado derradeiro da existência humana justapõe a questão do homem à questão de Deus, que adquire, dessa forma, um status imperativo. Mas, como articular o discurso sobre Deus na atual conjuntura, caracterizada por uma visão materialista e imediatista da existência humana? Em nossa reflexão, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A perfeição humana na perspectiva católica de D. João Becker no período de 1912 a 1946.Cláudia Regina Costa Pacheco, Elomar Antonio Callegado Tambara & Jorge Luiz da Cunha - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):55-74.
    Compreender em que medida a figura e a atuação de D. João Becker contribuiu na constituição de um ideal humano, tendo a educação como principal mecanismo para a sua efetivação, configurou-se na principal meta desta investigação. Para isso, examinou-se o período de 1913 a 1946, época em que D. João se constituiu na autoridade máxima da Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Este estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica, enfatizando, sobretudo, a análise da documentação histórica referente ao acervo da revista (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Área de Concentração: Gestão da Tecnologia e da Produção Orientador: Prof. Paulo Antônio Zawislak.Milton Luiz Witmann - 2009 - Hermes 9:6.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    Sergio Rábade Romeo, Antonio M. López Molina et Encarnación Pesquero Franco, Kant: conocimiento y racionalidad. El uso teórico de la razón. Prólogo de Sergio Rábade Romeo** Sergio Rábade Romeo, Antonio M. López Molina et Encarnación Pesquero Franco, Kant: conocimiento y racionalidad. El uso pratico de la razón. Prólogo de Sergio Rábade Romeo. [REVIEW]Luiz B. L. Araújo - 1989 - Revue Philosophique De Louvain 87 (75):540-541.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Antonio Vieira e a pregação no século XVII.Marcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 20 (63):e206303.
    A teoria psicossomática aristotélico-tomista acerca das paixões constitui o fundamento principal da visão dos jesuítas nos séculos XVI e XVII. Tal conhecimento reflete-se na forma como o teólogo e pregador jesuíta Antonio Vieira (1608-1697) serviu-se de tais teorias, na arte da pregação, para mover os afetos, persuadir a razão e convencer os ouvintes. Desse modo, apresentamos os elementos essenciais que caracterizam a teologia da pregação, no período da Escolástica Barroca a partir do sermão das chagas de São Francisco. Neste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Antonio Vieira e a pregação no século XVII.Marcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):206303-206303.
    A teoria psicossomática aristotélico-tomista acerca das paixões constitui o fundamento principal da visão dos jesuítas nos séculos XVI e XVII. Tal conhecimento reflete-se na forma como o teólogo e pregador jesuíta Antonio Vieira (1608-1697) serviu-se de tais teorias, na arte da pregação, para mover os afetos, persuadir a razão e convencer os ouvintes. Desse modo, apresentamos os elementos essenciais que caracterizam a teologia da pregação, no período da Escolástica Barroca a partir do sermão das chagas de São Francisco. Neste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    Imigração, mercado de crédito e séquito de dependentes no Brasil Meridional: a trajetória do credor Antônio José de Araújo na Vila de Morretes.André Luiz Moscaleski Cavazzani - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):173.
    Neste artigo é desenvolvida uma investigação acerca do percurso do negociante de origem portuguesa Antônio José de Araújo na vila paulista de Morretes, de 1804 a 1851. Nesse quadro, o propósito basilar deste estudo é evidenciar as formas de dominação social exercidas por indivíduos que, provenientes de Portugal, habitaram as sociedades do litoral paulista na primeira metade do século XIX. Assim, demonstra­se que o controle do mercado de crédito era crucial para que os negociantes formassem um séquito de dependentes. Por (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    O trabalho docente na escola pública e o pensamento educacional de Antonio Gramsci.Luiz Aparecido Alves de Souza - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 166.
    Esse estudo traz como inquietação saber o discurso do professor sobre sua condição de trabalhador na escola pública atual. Esforçamos por tecer reflexões a partir das contribuições de Gramsci em sua teoria sobre a Educação e o papel do Estado. Os professores têm nos reveladas três categorias centrais, a saber: 1) a sobrecarga de trabalho que lhe são atribuídas; 2) os baixos salários e 3) a falta de reconhecimento social da profissão. Importa afirmar que as aproximações do pensamento gramsciano sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Luiz Gama: um intelectual radical comprometido com o combate a escravidão.Eduardo Antônio Estevam Santos - 2023 - Odeere 8 (1):119-130.
    Este artigo interpreta a posição política e intelectual de Luiz Gama frente aos movimentos em defesa do fim da escravidão. Analisa suas narrativas e escritos publicados no jornal Radical Paulistano na segunda metade do século XIX, com destaque para o seu papel diferenciado no interior do Clube Radical. Por fim, concluímos que a participação ativa de Luiz Gama no interior do movimento liberal contribuiu para dar forma as ações desse movimento social.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Caminhos da razão. Estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho.Edgar Marques, Ethel Rocha, Lia Levy, Marcos A. Gleizer & Luiz Carlos Pereira (eds.) - 2010 - Rio de Janeiro: Nau Editora.
    Coletânea de artigos em homenagem a Guido Antonio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    Conversas pragmatistas sobre comportamentalismo radical.Carlos Eduardo Lopes, Carolina Laurenti & José Antônio Damásio Abib - 2018 - Curitiba, PR, Brasil: CRV.
    O presente livro é um projeto corajoso e desafiador, mas um projeto já bem sucedido, pois não é sempre que em nosso país um livro acadêmico deste tipo chegue a uma segunda edição. É corajoso por convidar o leitor para dialogar com os autores e com duas escolas importantes da filosofia e da psicologia que são em geral mal compreendidas. É desafiador tanto para os autores quanto para seus leitores, pois o behaviorismo radical de Skinner (ou seu comportamentalismo, como os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  65
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Editorial: Atualidade da Filosofia de Espinosa: Matéria e potência.Cesar Candiotto, Léo Peruzzo Júnior, Antonio Valverde, Ricardo Espinosa Lolas & Eladio Craia - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Pensar é uma espécie de exercício responsável que não pode ser omitido neste momento que vivenciamos e partilhamos. Por isso, cultivar boas reflexões depende, por um lado, da capacidade técnico-acadêmica de pesquisadoras e pesquisadores e, por outro, da maneira como conduzem o seu horizonte filosófico diante de um quadro de perspectivas e desafios. Assim, a produção filosófica não precisa de milagres para compreender a natureza, como afirmará Espinosa, mas de uma aliança entre liberdade e razão.É neste sentido que o presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. [REVIEW]Renata Cristiane Romanini de Oliveira & José Geraldo Pedrosa - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):755-760.
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. Apresentado originalmente em 1999 para o Projeto Replanfor, da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, do Ministério do Trabalho, e incorporado como parte dos trabalhos sobre o tema que o autor vem desenvolvendo desde 1972, quando da defesa de sua dissertação de mestrado, o livro é uma relevante contribuição para os estudos sobre a história da educação profissional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  54
    Antônio Vieira: o império do outro mundo e o império deste mundo.André Rocha Cordeiro - 2016 - Horizonte 14 (41):206-212.
    RESENHA: MENEZES, Sezinando Luiz. Antônio Vieira : o império do outro mundo e o império deste mundo. Maringá: Eduem, 2015, 131p.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Curso de direito público (teoria geral do estado).Pedro Calmon - 1938 - Rio de Janeiro [etc.]: Freitas Bastos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Curso de teoria geral do Estado.Pedro Calmon - 1949 - Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Habermas, Rawls et le pluralisme raisonnable does conceptions du bien.Luiz Bernardo Leite Araújo - 2006 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 2:125-130.
    La philosophic politique contemporaine est traversee par la question (ou le defi) du pluralisme. Parmi les theories les plus influentes, qui prennent ce probleme comme point de depart d'une reflexion normative sur la vie politique, on peut compter Celles de Habermas et de Rawls. La theorie discursive et le liberalisme politique, en effet, expriment d'une fagon similaire la question ä laquelle doit repondre toute theorie politique dans le cadre des societes modernes: comment l'existence d'une societe juste et libre est-elle possible (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Resenha: A experiência da arte.Luiz Armando Bagolin - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2).
    Foi o filósofo Friedrich Schleiermacher quem primeiro intentou transformar a hermenêutica, técnica interpretativa do XVII dirigida exclusivamente à exegese de textos bíblicos e jurídicos, numa ciência da compreensão dos discursos em geral. Elevada a princípio interpretativo universal, a hermenêutica schleiermacheriana aspirava para os discursos escritos àquilo que a retórica aristotélica e a de Quintiliano (II, XVII, 37-38), entre outras que lhes são posteriores, propuseram para todo hábito discursivo, não somente para os escritos, muitos séculos antes. Mais restrita, contudo, porquanto re" (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Virtuality and Capabilities in a World of Ambient Intelligence: New Challenges to Privacy and Data Protection.Luiz Costa - 2016 - Cham: Imprint: Springer.
    This book is about power and freedoms in our technological world and has two main objectives. The first is to demonstrate that a theoretical exploration of the algorithmic governmentality hypothesis combined with the capability approach is useful for a better understanding of power and freedoms in Ambient Intelligence, a world where information and communication technologies are invisible, interconnected, context aware, personalized, adaptive to humans and act autonomously. The second is to argue that these theories are useful for a better comprehension (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  26
    The ethical tightrope: politics of intimacy and consensual method in sexuality research.Luiz F. Zago & Dave Holmes - 2015 - Nursing Inquiry 22 (2):147-156.
    This paper seeks to analyze the construction of ethics in sexuality research in which qualitative methods are employed in the field of social sciences. Analyses are based on a bibliographic review of current discussions on research methods of queer theory and on the authors' own experiences of past research on sexuality. The article offers a theoretical perspective on the ways ethnography and in‐depth interviews become methods that can rely on a consensual method and create a politics of intimacy between the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42. How do emotion and motivation direct executive control?Luiz Pessoa - 2009 - Trends in Cognitive Sciences 13 (4):160-166.
  43. Finding out about filling-in: A guide to perceptual completion for visual science and the philosophy of perception.Luiz Pessoa, Evan Thompson & Alva Noë - 1998 - Behavioral and Brain Sciences 21 (6):723-748.
    In visual science the term filling-inis used in different ways, which often leads to confusion. This target article presents a taxonomy of perceptual completion phenomena to organize and clarify theoretical and empirical discussion. Examples of boundary completion (illusory contours) and featural completion (color, brightness, motion, texture, and depth) are examined, and single-cell studies relevant to filling-in are reviewed and assessed. Filling-in issues must be understood in relation to theoretical issues about neuralignoring an absencejumping to a conclusionanalytic isomorphismCartesian materialism, a particular (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   67 citations  
  44. Entre o Profano eo Sagrado: Imagens de Mulher nas Páginas do Jornal Sorocabano O Operário (1909-1913).Luiz Carlos Barreira - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Escola, periodismo e vida urbana-notícia sobre um projeto de pesquisa.Luiz Carlos Barreira - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 133.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Marxismus und Freiheit: Versuch einer Bestimmung möglicher Verhältnisse auf der Grundlage der Philosophie Ernst Blochs.Luiz Bicca - 1984 - Tübingen: Schwäbische Verlagsgesellschaft.
  47.  8
    As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento.Luiz Carlos Bombassaro - 1992 - Petrópolis: Vozes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. VIANNA, Marielle de Souza, Práticas de leitura e religiosidade em Dom Quixote.Luiz Carlos Bombassaro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):225-230.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Matriz geradora de itens de avaliação: concepção e aplicações.Luiz Percival Leme Britto & Maria José Nóbrega - 2000 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 2 (2):p - 59.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. L'amazonie et la telenovela.Luiz Busato - 2004 - Iris 27:231-249.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 990